População vence em Caçapava

Câmara Municipal revoga a lei que permitia a instalação de indústria poluente na cidade

*Ana Cristina Silva

Todos os vereadores de Caçapava foram obrigados a recuar e revogaram, por unanimidade, a lei 5046/2011. A luta continua para que o prefeito Carlos Vilela (DEM) sancione a lei proibindo o funcionamento de fábricas de chumbo.

A mobilização dos trabalhadores, moradores, entidades sindicais, ambientalistas e partidos como o PSTU conseguiu esta vitória. Agora temos que transformar o dia 16 de agosto num grande ato para comemorar a revogação da lei e garantir que nenhum empresário e político consiga trazer o chumbo de volta à cidade.

A empresa Itaspeed queria começar a beneficiar chumbo e estava por trás da mudança da lei. Agora é necessário impedir a tentativa de manobra que a empresa pode fazer se tiver conseguido um alvará de funcionamento da prefeitura antes da revogação da lei.

Os vereradores de todos os partidos com representação na Câmara Municipal (DEM, PSC, PSB, PDT e PT) mudam as leis a pedido de empresários. Mas desta vez os empresários, financiadores das campanhas eleitorais dos políticos, foram derrotados. Os governos devem agora impedir o funcionamento de toda empresa que persiste em operar causando contaminação. Ao mesmo tempo devem municipalizar ou estatizar essas empresas, colocando-as para operar em condições não contaminantes.

A lembrança do desastre ambiental causado pela Faé ajudou a fortalecer a mobilização iniciada com o abaixo-assinado. O PSTU, juntamente com o Sindicato dos Metalúrgicos, promoveu panfletagens nas fábricas e bairros de Caçapava. No dia 29 de julho, realizamos uma reunião do Fórum CHUMBO NUNCA MAIS com mais de 100 moradores do bairro Nova Caçapava. No último dia 2 de agosto, estivemos na sessão da Câmara de Vereadores, exigindo a revogação da Lei do Chumbo.

Parabéns trabalhadores e população! A luta de Caçapava é um exemplo a ser seguido!

___________________________________________________________

Ana Cristina Silva é jornalista e moradora de Caçapava-SP.

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: